Romário promove sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down

 

O evento destaca a luta contra os estereótipos e o capacitismo ligado as pessoas com Síndrome de Down.

Uma sessão especial a fim de conscientizar a população quanto ao Dia Internacional da Síndrome de Down será realizada no plenário do Senado Federal no dia 21 de março, às 9h. A pedido do senador Romário (PL-RJ), o evento contará com o protagonismo de pessoas com a trissomia do cromossomo 21 e abordará temas ligados a atual campanha internacional e reivindicação da comunidade down: “Chega de estereótipos, abaixo o capacitismo”.

Pessoas com síndrome de Down sofrem com o estereótipo que, em muitos casos, subestima suas capacidades cognitivas e ignora suas habilidades, talentos, realizações pessoais e contribuições. Além disso, essa prática impede que sejam tratadas como outras pessoas.

A luta contra o capacitismo também será destacada nesta edição. O termo refere-se a uma forma de discriminação ou preconceito contra pessoas com deficiências. São atitudes, linguagem, políticas e práticas que desvalorizam e limitam as capacidades e a participação de pessoas com deficiências, reforçando as barreiras à sua plena participação social.

                “Precisamos ter consciência de que pessoas com a trissomia 21 podem tomar suas próprias decisões e ser quem elas quiserem. Temos exemplos de pessoas com SD nas mais diversas atividades intelectuais e esportivas. São pessoas com características únicas, como qualquer outro cidadão, com seus interesses, gostos e desgostos, dons e talentos. Neste evento reafirmamos para a sociedade que a síndrome não impede o desenvolvimento e a autonomia delas.” afirma o senador que também é pai da Ivy, uma adolescente com síndrome de down.

O tradicional evento é promovido desde 2011 e conta com o apoio de diversas entidade ligadas à causa. A data da solenidade será a mesma da data internacional da Síndrome de Down e contará com as seguintes participações de pessoas com a T21: o artista Gabriel  Cheib, e os palestrantes Gabriel Lourenço Silva Camargo, Priscilla Mesquita de Almeida, Renato Sophia Nunes Dias, Melina Sales além do senador Romário e autoridades como o Ministro do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli. O ministro tem um irmão, o José Eduardo, que tem a síndrome de down.

 

 

Serviço

Sessão especial para conscientizar a população sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down, dia 21 de março de 2024, no Plenário do Senado Federal, às 9h. Transmissão ao vivo pela TV Senado e pelo canal da TV Senado no YouTube.

Programação

Abertura com o artista Gabriel  Cheib

Ciclo de Palestras:

  • O Mercado de Trabalho no Combate ao Capacitismo, com Gabriel Lourenço Silva Camargos. Gabriel é intérprete em LIBRAS e cursa o último ano da Faculdade no curso de Comunicação Assistiva/ Tradutor Intérprete.
  • O Combate ao Capacitismo no Esporte, com Priscilla Mesquita De Almeida. Priscilla tem Bacharelado de Educação física e especialista em Educação Física Inclusiva.
  • Abaixo o Capacitismo, com Ana Figueiredo. Ana é advogada, Mestranda em Direitos Humanos e Cidadania na Universidade de Brasília e idealizadora e co-fundadora da Rede Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Rede-In) e representante dessa organização no Observatório de Direitos Humanos do Poder Judiciário.
  • Expedição 21: Uma Forma de Vencer o Capacitismo, com Renato Sophia Nunes Dias. Renato foi autodefensor da região sudeste e hoje atua como autodefensor nacional da Federação Brasileira das Associações de síndrome de Down.
  • A Prática Diária no Combate ao Capacitismo, com Melina Melina é jornalista, Pós-graduada em arte-educação e psicopedagogia e idealizadora do espaço PIPA – Pedagogia Inclusiva Pelas Artes onde coordena o trabalho da arte como meio de aprendizagem e expressão para todos.