Nesta quarta-feira (28), o senador Romário (PODE-RJ) foi à Tribuna do Senado Federal falar sobre o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado mundialmente na próxima segunda-feira (03/12). O parlamentar relembrou a trajetória de 15 anos para que a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) fosse aprovada e sancionada, e disse que sua filha com síndrome de Down o inspira a trabalhar em favor das pessoas com deficiência.
Para Romário, sua filha Ivy é um “anjo” que Deus o enviou com a missão de despertá-lo para o tema da inclusão. “Ela é uma privilegiada, por usufruir de um lar estruturado e todos os incentivos e ferramentas de desenvolvimento humano disponíveis. Além de ser muito, muito amada. Com essa motivação, quero continuar trabalhando muito para que todos os demais brasileiros e brasileiras com deficiência, seja ela qual for, tenham a mesma chance e as mesmas oportunidades que a minha Ivy”, declarou.
Romário, que foi um último relator da Lei Brasileira de Inclusão no Senado, elogiou o trabalho do autor do autor da proposta senador Paulo Paim e de todos outros relatores da proposição. “Fico grato, Senador (Paulo Paim), pelo povo do Rio Grande do Sul, que reconheceu em Vossa Excelência o combativo Parlamentar que sempre lutou pela valorização do ser humano e dos interesses dos menos favorecidos”, pontuou o parlamentar.
Romário também elogiou o trabalho dos relatores da LBI, como a senadora eleita, deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP), a quem chamou de “própria materialização da sua luta” e do primeiro relator do texto senador Flávio Arns. Mara Gabrilli é tetraplégica.
“Nossa futura Colega é muito mais do que uma ativista da causa das pessoas com deficiência. Ela é a própria materialização da sua luta, a prova viva de que vale a pena ir atrás de seus objetivos e de que nós somos aquilo que queremos e buscamos ser. E foi com essa guerreira que conseguimos adaptar a Lei Brasileira de Inclusão aos novos ditames trazidos pela Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência”, declarou Romário.
O parlamentar finalizou seu discurso convidando todos os senadores para que se unam ao “timaço” que luta pelas causas das pessoas com deficiência. “A partir do próximo ano, conseguiremos alcançar feitos ainda maiores em prol dos milhões de brasileiros e brasileiras com deficiência”, afirmou.
Data – O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Organização das Nações Unidas, com o objetivo de estimular a reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência, com uma pauta que permeia a igualdade de oportunidades, acessibilidade e promoção dos direitos humanos.
Foto Agência Senado