10.02.2011 – Primeiro discurso de Romário na Câmara dos Deputados

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, antes de iniciar meu discurso, registro que hoje é o Dia dos Atletas Profissionais, portanto gostaria de parabenizar todos os atletas, especialmente os brasileiros, que dão exemplo de superação e muita luta.

É com muita honra que venho a esta tribuna agradecer pela confiança em mim depositada por quase 150 mil eleitores do Estado do Rio de Janeiro.Devo dizer que não foi uma campanha fácil. Visitei mais da metade dos 92 Municípios e pude ver de perto as dificuldades enfrentadas pela população fluminense no seu dia a dia. Vi a falta de moradia e de saneamento; vi, sobretudo, em muitas comunidades, a ausência de opções de esporte, cultura e lazer.

Sr. Presidente, há muito a ser feito, e esta Casa tem um papel fundamental na resolução dos problemas. Estou certo de que contarei com o apoio dos meus colegas de bancada, que sabem da responsabilidade do nosso partido perante a sociedade brasileira, especialmente neste momento em que o PSB cresce, conquistando novos espaços.

Sei que inicio o meu mandato de Deputado num momento difícil para a população do meu Estado. Quero registrar minha profunda tristeza e minha solidariedade aos moradores da região serrana, principalmente os moradores de Petrópolis, de Teresópolis e da Nova Friburgo do meu colega de partido Deputado Glauber Braga. Estamos todos empenhados em levar socorro aos que sofreram com a catástrofe, mas precisamos trabalhar para evitar a repetição dessa tragédia e para reconstruir essas cidades, importantes polos turísticos do Rio de Janeiro.

Foi também doloroso para mim e para todos os que amam o Carnaval e o Rio de Janeiro, acompanhar o incêndio na Cidade do Samba, que transformou a última segunda-feira numa segunda-feira de cinzas. Meu abraço ao pessoal da Portela, da União da Ilha e da Grande Rio, escolas que vão precisar de toda a força para recuperar tudo o que foi perdido e levar sua alegria para a Sapucaí no próximo mês. Tenho muita fé na capacidade de superação do povo carioca e sei que este ano o Carnaval será, como sempre, espetacular.
Quem me conhece sabe da importância do esporte na minha vida. Nunca me considerei um atleta, mas desde cedo me envolvi com o futebol, esporte que me trouxe grandes desafios, conquistas inesquecíveis, alegrias sem tamanho. Assim como hoje me orgulho de ter sido eleito Deputado Federal, tenho muito orgulho do lugar que conquistei na história desse esporte, que no Brasil é mais do que um esporte; é uma paixão coletiva, uma arte popular, um instrumento poderoso de inclusão social. Por isso, uma das prioridades do meu mandato é levar a prática do esporte a crianças e jovens, especialmente os mais carentes.

Nesse sentido, foi com prazer que votei pela aprovação da Medida Provisória nº 502, que cria a Bolsa-Atleta para as categorias de base e para os esportistas de ponta, um passo importante para o futebol nacional.

Outra prioridade do meu mandato é a atenção especial às pessoas com deficiência. A vida me deu oportunidade de aprender sobre esse tema e de me tornar, nesse aprendizado, um sujeito mais alegre, tolerante e paciente. Quero retribuir ajudando a disseminar conhecimento sobre o tema, enriquecer o debate e aprimorar a legislação. Quero ajudar a combater o preconceito de que as pessoas com deficiência ainda são vítimas.

Muitos não se deram conta, mas o Censo de 2000 já registrava que cerca de 25 milhões de brasileiros eram portadores de deficiência, quase 15% da nossa população. É um número bastante expressivo, que não pode ser ignorado.

Tenho certeza de que o debate nesta Câmara sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência, à luz da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da ONU, será um bom momento para avançarmos no exame do tema.

Teremos pela frente, Sr. Presidente, nobres pares, uma agenda extraordinária de eventos esportivos. O Rio de Janeiro sedia, este ano, os Jogos Mundiais Militares; em 2013 receberá a Copa das Confederações; e, em 2016, as Olimpíadas e as Paraolimpíadas. Em 2014 será uma das sedes da Copa do Mundo da FIFA.
Esses eventos são muito importantes para o nosso País, especialmente para o Rio de Janeiro, por muitos motivos. São oportunidades que teremos para dar um salto nas áreas de turismo e transporte, na geração de emprego e renda, na qualificação do trabalhador. São oportunidades de se disseminar a prática do esporte entre os jovens e reforçar a preparação dos nossos atletas. São também oportunidades de darmos um salto na questão da acessibilidade, direito que tem de ser garantido às pessoas com deficiência.
Em mais de 20 anos de carreira como jogador me acostumei a conviver com a crítica, nem sempre construtiva. Sei que, assim como muitos me apoiam, todos têm o direito de me criticar. Serei cobrado como Deputado, talvez até mais do que quando defendi a Seleção Brasileira ou os clubes por que passei.
Pretendo continuar a oferecer aos críticos e aos descrentes a minha melhor resposta: meu trabalho.
Muito obrigado.

O Sr. Jonas Donizette – Nobre Deputado Romário, V.Exa. me concede um aparte?

O SR. ROMÁRIO – Pois não, colega.

O Sr. Jonas Donizette – Quero, neste seu primeiro pronunciamento na Casa, ressaltar a história de vida de V.Exa., uma pessoa de origem humilde, que sempre demonstrou, especialmente na figura do seu pai, um amor, um carinho especial pela família. Tenho certeza de que seu pai, onde quer que esteja, alegra-se muito por vê-lo na tribuna desta Casa. Tenho também convicção de que deve trazer à memória os momentos em que seu pai o incentivou, porque era uma figura exponencial em sua vida. É uma honra para esta Casa tê-lo como membro, pelo que representou na história do esporte desta Nação. Foi um ídolo vestindo a camisa verde-amarelo. Mas, acima de tudo, sempre foi uma pessoa muito querida por todas as torcidas de todos os clubes, tanto no Brasil quanto no exterior. Foi sempre uma figura muito querida por todos os brasileiros. Agora, o seu Estado, Rio de Janeiro, deu-lhe a honra de estar aqui. Quase 150 mil eleitores cariocas o elegeram Deputado Federal pelo nosso partido, o PSB, que deposita em V.Exa. a esperança de fazermos muito por todas as áreas que V.Exa. nominou em seu discurso, especialmente pelo esporte, que lhe deu tantas conquistas e vitórias. Nem todos conseguem a amplitude que o Romário conseguiu na sua vida esportiva. Mas só pelo fato de as crianças, os jovens, os adolescentes terem um esporte à sua disposição para vencerem a criminalidade e a droga já será uma conquista muito grande. Cumprimento V.Exa. pelo mandato que assume como Deputado Federal. Fico feliz por estar ao seu lado, companheiro de bancada. Conte comigo para que, juntos, possamos desenvolver nesta Casa um trabalho que certamente será reconhecido pelo povo carioca e pelo povo brasileiro.

O SR. ROMÁRIO – Agradeço o aparte do meu nobre colega Deputado Jonas Donizette.

O SR. PRESIDENTE (Inocêncio Oliveira) – Quero dizer aos nobres pares que o aparte é uma breve interrupção do orador sobre determinada matéria; não pode ser um discurso paralelo. É preciso ter muito cuidado, senão roubam-se os 25 minutos do orador. É preciso fazê-lo sem qualquer conotação com o orador anterior.
Quero apenas dizer que é uma breve interrupção ao discurso do Parlamentar.

O SR. ROMÁRIO – Ouço, com prazer, o Deputado Júlio Delgado.

O Sr. Júlio Delgado – Deputado Romário, serei breve, como determinou nosso Presidente. V.Exa. hoje estreia na tribuna da Casa trazendo o legado dos seus eleitores e, acima de tudo, a sua experiência como jogador profissional de futebol. Foi um craque nos gramados, trouxe aos brasileiros grandes alegrias – a mim, torcedor do Fluminense, algumas tristezas quando atuava por outros times. Mas isso é natural. Destaco entrevista em que V.Exa., com toda a sua experiência, defendeu o Rio de Janeiro como uma das sedes da Copa do Mundo e das Olimpíadas, e também sua luta pelo portador de deficiência. Desejo-lhe todo o sucesso. Tenho certeza de que o mesmo sucesso que teve nos gramados V.Exa. terá na Câmara dos Deputados, até porque, para sua sorte, e nossa também, o tapete aqui é verde, e de tapete verde V.Exa. entende muito. Parabéns! Espero que no exercício do seu mandato tenha tanto sucesso como na carreira de jogador de futebol. Um abraço.

O SR. ROMÁRIO – Deputado Júlio Delgado, um abraço. Agradeço pelo aparte de V.Exa.
Ouço, com prazer, o Deputado Domingos Neto.

O Sr. Domingos Neto – Meu querido Deputado Romário, nós, companheiros de bancada do PSB, estamos muito felizes com sua presença. Sabemos de sua determinação em prestar um grande serviço à juventude do País. Certamente V.Exa. trará à Casa a experiência acumulada no esporte. Apesar do que muitos dizem, é certo que está determinado a prestar um grande serviço ao País, especialmente em relação a tema muito importante, pela experiência vivida dentro de sua própria casa, que diz respeito aos portadores de deficiência. Sei de sua determinação em prestar um grande serviço à Nação. Conheço de perto o seu trabalho. A bancada do PSB está orgulhosa por ter o Deputado Romário representando o Estado do Rio de Janeiro. Nos 4 anos de mandato terá oportunidade de fazer um grande trabalho como Deputado Federal.

O SR. ROMÁRIO – Concedo um aparte ao Deputado José Airton.

O Sr. José Airton – Meu caro Deputado Romário, parabenizo-o pela vitória e pelo gol de placa que marca hoje na tribuna ao trazer à Casa um discurso objetivo, prático, concreto, em que abraça duas causas importantes para o nosso povo: o esporte, com a autoridade de quem foi um dos atletas mais renomados do País, o que nos dá muito orgulho, e a defesa dos direitos dos portadores de necessidades especiais.
Tive o privilégio de ser o Relator da proposta de criação da Secretaria Nacional dos Portadores de Deficiência. Também abraço essa causa. Desejo-lhe sucesso como Parlamentar e que juntos possamos conquistar novos direitos para o nosso povo. Um abraço em meu nome e do nosso amigo Deputado Gony Arruda, grande esportista do Ceará.

O SR. ROMÁRIO – Concedo um aparte ao Deputado Márcio Macêdo.

O Sr. Márcio Macêdo – Deputado Romário, inscrevi-me porque primeiro falou um vascaíno e, depois, um fluminense. Agora fala um flamenguista, para não perdermos por W.O. Desejo boa sorte a V.Exa. Que possa brilhar na Casa como no futebol e que utilize o seu prestígio para fazer projetos que usem o esporte como instrumento de inclusão social, para afastar os jovens das drogas e dar-lhes oportunidade. Que Deus o abençoe e que V.Exa. faça um grande mandato.

O Sr. Onofre Santo Agostini – Deputado Romário, V.Exa. me permite um aparte? Quero saudar V.Exa., um bom vascaíno, assim como eu. Deputado Romário, estou surpreso. Imaginávamos que V.Exa. só sabia jogar futebol. Mas mostrou a todos que não é verdade, que está realmente preocupado com a situação do povo brasileiro, principalmente do Estado do Rio de Janeiro. Deus o ajude na grande missão de auxiliar os portadores de necessidades especiais. Serei parceiro de V.Exa. nesse projeto. O que fazemos em Santa Catarina queremos fazer em todo o Brasil. Muito obrigado.

O SR. ROMÁRIO – Muito obrigado, nobre colega.

A Sra. Ana Arraes – Deputado Romário, quero parabenizá-lo, pois, no esporte, deu ao Brasil e aos brasileiros muitas alegrias. Hoje chega a esta Câmara do mesmo jeito que chegou para o esporte brasileiro: trazendo dois grandes compromissos, como o esporte para todos, para os jovens, para as crianças, para que possamos ter uma Nação mais saudável, e o reconhecimento do direito do deficiente de ser cuidado pela Nação brasileira. Parabéns, Romário. Bem-vindo. Um bom mandato.

O SR. ROMÁRIO – Obrigado.

O Sr. Renan Filho – Deputado Romário, é um prazer aparteá-lo e parabenizá-lo pelo primeiro discurso na Casa. Eu também estou assumindo meu primeiro mandato nesta Casa. Acompanhei sua carreira de jogador de futebol. Sua inteligência o conduziu nos campos, assim como o conduzirá no Parlamento. Gostaria de dizer-lhe, em meu nome e em nome do Congresso Nacional, que é um grande orgulho tê-lo como companheiro. V.Exa. vai trazer a esta Casa os holofotes positivos de que tanto precisamos. Acompanhei, antes mesmo de sua eleição, seu desempenho nesta Casa na Semana de Valorização dos Deficientes Físicos. V.Exa. atuou em defesa do direito do portador de deficiência. Parabéns. É uma honra, um orgulho para o Congresso Nacional a sua chegada. Sem dúvida, V.Exa. desempenhará um grande trabalho. Meus parabéns!

O SR. ROMÁRIO – Muito obrigado, nobre colega.

O Sr. Valtenir Pereira – Deputado Romário, sou o Deputado Valtenir. Quero parabenizá-lo por ter se colocado à disposição do povo do Rio de Janeiro para representá-lo aqui, no Congresso Nacional. V.Exa. deu muitas alegrias ao povo brasileiro, ajudou, inclusive, a Seleção na conquista do quarto Campeonato Mundial. Tenho certeza de que, pela sua experiência no esporte, nesta Casa V.Exa. vai nos ajudar a construir oportunidades para muitos jovens talentosos que precisam do apoio do poder público. Seja bem-vindo a esta Casa! Sucesso! Conte com o Deputado Valtenir! Conte com o Partido Socialista Brasileiro! Conte com seus companheiros! Vamos trabalhar juntos em prol da juventude e do País. Um grande abraço.

O SR. PRESIDENTE (Inocêncio Oliveira) – O ilustre Deputado Romário dispõe de apenas 2 minutos e 18 segundos na tribuna. Solicito, portanto, que não conceda mais apartes, para poder concluir seu discurso no tempo regimental.

O SR. ROMÁRIO – Na verdade, Sr. Presidente, meu discurso já havia terminado. Mas realmente me sinto muito orgulhoso, muito honrado por estar nesta Casa, inclusive um pouco nervoso por ser este o meu primeiro discurso. Faço parte, hoje, de um mundo diferente do meu. Tenho 45 anos e sempre vivi do esporte. Hoje estou na política.
Não tenho experiência em política partidária. Certamente vou precisar da ajuda dos colegas. Vim ao Congresso aprender a fazer política para fazer o bem. Hoje, fazendo parte desta Casa, temos a obrigação de dar ao nosso povo melhor qualidade melhor de vida. Se depender de mim, estejam certos, serei um grande companheiro.
Muito obrigado. (Palmas.)

O SR. PRESIDENTE (Inocêncio Oliveira) – Deputado Romário, V.Exa. disse que enfrentou o Maracanã com 120 mil pessoas e nunca tremeu, mas que tremeu antes de assomar à tribuna. V.Exa. se saiu muito bem. Quero cumprimentá-lo. Faça isso mais vezes. E venha com esse programa de trabalho para ajudar a Casa a se encontrar com a sociedade e tornar-se de fato um verdadeiro pilar da democracia.