60 anos: Federação das Apaes agradece luta de parlamentares pela causa
Publicado em 11 de dezembro de 2014 às 14:42
Sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) marcou a passagem dos 60 anos de fundação da primeira Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). O evento ocorreu nesta quarta-feira (10) com a presença do presidente da Federação das APAEs do estado, Delton Pedroso. O presidente foi homenageado com uma moção de congratulação e aproveitou para agradecer o trabalho dos parlamentares que lutam pela causa.
O movimento apaeano surgiu no dia 11 de dezembro de 1954, na cidade do Rio de Janeiro. Ao longo dos anos, os serviços de educação especial, acompanhamento médico e psicológico, reabilitação, assistência social e qualificação profissional para pessoas com deficiência se tornou essencial. Em todo o país, cerca de 250 mil pessoas são atendidas pela entidade.
“Hoje nós temos o prestígio de contar com o poder público através do apoio de vários parlamentares. Romário tem lutado muito pelas pessoas com deficiência, buscando reconhecimento e legislando para que possamos atender melhor. Nós agradecemos a todos que vêm lutando junto com o movimento apaeno”, declarou Delton.
Também receberam moção de congratulação e aplausos a presidente da FENAPAES, Aracy Maria Lêdo, a Interventora da APAE do Rio de Janeiro, Tânia Athayde, e o presidente eleito das FENAPAES RJ, Hélio Torres.
Busca por qualidade
Um dos principais desafios das APAES é levar a excelência a todas as unidades de atendimento. O vice-presidente da Federação Nacional das APAEs (FENAPAEs), José Turozi, conta que, por cinco anos consecutivos, as APAEs do Brasil receberam o prêmio de marca de confiança pela revista Seleções. De acordo com ele, 80% da população avalia que a APAE é a melhor instituição do Brasil em atendimento à pessoa com deficiência. “A APAE é o maior movimento latino-americano de atendimento às pessoas com deficiência e isso nos orgulha”, afirmou Turozi.
Apesar do reconhecimento, o presidente eleito da FENAPAES, Hélio Torres, avalia que ainda é preciso fazer muito por aquelas unidades que ainda não são referência em qualidade. A principal dificuldade é a ausência de recursos. Atento ao problema, o deputado federal Romário (PSB-RJ) apresentou o Projeto de Lei 7916/14, que permite a contratação de APAEs e entidades sem fins lucrativos como prestadoras de serviços do Poder Público. O objetivo é que as entidades prestem atendimento educacional no contraturno para os alunos com deficiência intelectual ou múltipla, de escolas públicas e particulares, e ajudem na inclusão.
Hoje tem festa para comemorar os 60 anos de fundação da primeira APAE no Clube Monte Sinai, na Tijuca, bairro do Rio de Janeiro.
Serviço:
Data: 11/12/2014 – Quinta-Feira
Horário: 18h30
Local: Clube Monte Sinai – Rua São Francisco Xavier, nº 104 – Tijuca
Traje: Esporte Fino