Notícias

Special Olympics: Romário tenta garantir participação de atletas com deficiência intelectual em competição mundial

Publicado em 12 de fevereiro de 2019 às 20:09

Atletas com deficiência intelectual de todo o País tentam participar de uma competição mundial que ocorrerá, em março, em Abu Dhabi. A Special Olympics, Olímpiadas Especiais em tradução livre, ocorre a cada quatro anos. O senador Romário, entusiasta da causa, se reuniu com o ministro da Cidadania, Osmar Terra, nesta terça-feira (12) para pedir apoio do governo federal para levar os 100 atletas à competição.
Sem patrocínios, os atletas não têm condições de arcar com o valor 480 mil reais para pagar passagem e acomodação. Para o senador Romário, a ida da delegação brasileira promove inclusão e dá visibilidade ao paradesporto e ao Brasil. “É um evento emocionante e fundamental para essas pessoas, que têm no esporte uma possibilidade de inclusão social e independência”, ressaltou.

Na última edição do evento, em 2015, os atletas da delegação brasileira participaram com o apoio do Governo Federal. Na ocasião, os brasileiros conquistaram 38 medalhas, sendo 15 de ouro. O ministro Osmar Terra se entusiasmou com o projeto e se comprometeu a fazer o possível para que a participação dos atletas seja confirmada.

Romário reafirmou seu compromisso em incentivar e apoiar todo tipo de esporte, principalmente quando incentivam a inclusão de pessoas com deficiência – uma das suas principais bandeiras de atuação política. “Eu, como senador e ex-esportista, não poderia deixar de me engajar nessa causa”, ponderou.

Também estavam presentes na audiência George Millardi, presidente da Special Olympics Brasil; Ana Paula Soares, diretora da Fundação Special Olympics; Maria Teresa Leitão, diretora Nacional de Esportes; Ary Couri Neto, atleta de judô, e Kaique Pincela, atleta de natação em águas abertas.