Romário é eleito presidente da CPI do Futebol no Senado
Publicado em 14 de julho de 2015 às 16:04
Brasília – O senador Romário (PSB-RJ) foi eleito hoje (14) por unanimidade presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado Federal que irá investigar o futebol brasileiro, mais especificamente, a atuação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 (COL).
O relator da CPI será o senador Romero Jucá (PMDB-RR). A comissão de inquérito foi oficialmente instalada nesta terça-feira e a próxima reunião do grupo está marcada para o dia 4 de agosto.
“Com uma CPI séria e dedicada, como esta vai ser, teremos a oportunidade de repaginar, modernizar e moralizar o futebol”, disse o senador, ao abrir os trabalhos como presidente da comissão.
De acordo com Romário, o atual momento do futebol brasileiro é resultado da má gestão no esporte e fruto da incapacidade das pessoas envolvidas. O senador avalia que deverão ser investigados pela comissão casos de enriquecimento ilícito, corrupção, lavagem de dinheiro, entre outros.
“O trabalho desta CPI passa por quebrar sigilo da CBF, de federações, clubes, dirigentes e presidentes. Tenho certeza que, pelo menos da minha parte, vou tentar fazer isso da melhor forma possível. Estou 100% preparado para encabeçar uma mudança definitiva no nosso futebol”, informou o senador.
A partir de amanhã (15), Romário e o relator Romero Jucá se reunirão para traçar as estratégias e começar a esboçar o programa de trabalho da CPI, que deverá envolver ações em parceria com o Ministério Público, a Procuradoria Geral da União e a Polícia Federal.
“Quando esta CPI estiver finalizada, espero que o brasileiro definitivamente conheça todas aquelas pessoas que já fazem mal ao futebol, e continuam fazendo ao longo desses anos. Que aqueles culpados e que cometeram algum tipo de crime paguem pelos seus crimes. Espero que o futebol brasileiro possa, desse momento em diante, ser um futebol honesto, moderno e, principalmente, que volte a dar alegria aos brasileiros dentro e fora de campo”.