Notícias

Romário cria Comenda Rei Pelé: maior atleta brasileiro

Publicado em 11 de dezembro de 2019 às 19:39

Brasília – O Senado Federal deve criar a Comenda Rei Pelé, uma menção honrosa que irá homenagear, anualmente, pessoas que contribuíram com o esporte no Brasil. A ideia foi sugerida pelo senador Romário (PODEMOS-RJ), no projeto de resolução 111 de 2019.

“Esta homenagem reafirma a história fabulosa de Edison Arantes do Nascimento e incentiva novos atletas e esportistas a honrar o nome do Brasil como ele o fez. Esperamos que cada nome do esporte nacional agraciado com a comenda possa renovar os votos de sua arte, de sua genialidade em campo. Pelé fez o Brasil e o brasileiro serem reconhecidos em todo o Planeta”, justifica Romário.

Ex-jogador de futebol, Romário acredita que nenhum outro atleta brasileiro é mais a cara do Brasil do que Pelé. “Ele fez surgir a pátria de chuteiras, um sentimento que faz um país inteiro se unir em torno do patrimônio público imaterial que é a seleção brasileira de futebol, mesmo tão maltratada recentemente e objeto de tantas falcatruas por parte da Confederação Brasileira de Futebol”, afirma.

Plenário do Senado Federal durante sessão não deliberativa. rrEm discurso, à tribuna, senador Romário (Podemos-RJ).rrFoto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Os agraciados serão indicados por senadores e senadoras em um conselho que será instituído no Senado. Além da comenda, os agraciados receberão a um diploma e uma menção honrosa.

Depois de aprovado, o Rei do Futebol figurará ao lado de outras ilustres personalidades brasileiras que se tornaram referência em suas áreas e dão nome a homenagens do Senado, como a Comenda Zilda Arns, que reconhece ações e atividades destinadas à proteção da criança e do adolescente; a Comenda Dom Hélder Câmara, entregue a personalidades que contribuíram com a defesa dos direitos humanos; a Comenda Câmara Cascudo, destinada a agraciar personalidades, instituições e grupos que tenham oferecido contribuição ao fortalecimento da cultura, do folclore e dos saberes tradicionais no Brasil; ou a Comenda Abdias Nascimento, entregue a personalidades que contribuíram para a proteção e a promoção da cultura afro-brasileira.

História

– Edson Arantes do Nascimento é tido como o maior atleta brasileiro de todos os tempos. Aclamado atleta do século XX pelo Jornal francês “L’Equipe”, em votação que envolveu jornalistas de todo o mundo. Como atleta profissional, participou decisivamente de três títulos mundiais do Brasil. Foi campeão do mundo com apenas 17 anos, na Suécia. Na final daquela Copa, fez um golaço, decretando o título brasileiro. Na copa de 1962, machucou-se, deixando para Garrincha o protagonismo naquele mundial. Mas em 1970, encontrou o seu apogeu, comandando aquele que é considerado o maior time de futebol de todos os tempos, a seleção brasileira tricampeã. É o maior artilheiro da história do futebol, com 1281 gols marcados

Informações e tramitação via senado.leg.br

Romário cria Comenda Rei Pelé: maior atleta brasileiro

Assunto:

Autor:

Relatoria Atual:

Em tramitação

Ementa e explicação da ementa

Ementa: