Notícias

Proforte realiza seminário no Rio de Janeiro

Publicado em 08 de fevereiro de 2014 às 13:53

Audiência do Proforte no Rio

Com o objetivo de buscar sugestões para o Projeto de Lei 6753/13, a Comissão do Proforte realizou, na tarde desta sexta-feira (7), um seminário na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro com dirigentes dos Clubes de Futebol das séries A, B, C e D. Também estiveram presentes representantes de esportes como tênis de mesa e rugby.

O relator do projeto, deputado federal Otávio Leite (PSDB-RJ), espera encontrar solução para o problema até Junho. Em concordância, o presidente da Federação de Tênis de Mesa, Alaor Gaspar afirma que o projeto precisa ser aprovado antes da Copa. “O momento é apropriado. Tecnicamente o projeto tem falhas, mas politicamente ele está maduro, é preciso reunir o segmento esportivo para pedir a aprovação do projeto”, afirmou Gaspar.

Por outro lado o professor da Fundação Getúlio Vargas, Pedro Trengrouse, afirma que a comissão precisa de tempo para estudar o problema do futebol brasileiro. O presidente da Federação Carioca de Futebol, Rubens Lopes, demonstrou preocupação com a rapidez do projeto. De acordo com ele a celeridade pode levar a conclusões distorcidas. “O assunto é tão importante que não permite dissociação entre a participação técnica, fundamentada com o subsidio prático de quem vivência efetivamente o problema”, afirmou Rubens Lopes.

Lopes ainda afirma que é preciso haver mecanismos que permitam a recuperação dos clubes. O presidente do Clube de Regatas do Flamengo, Eduardo Mello, sugeriu que sejam aprovadas medidas de responsabilidade e governança do futebol e o alongamento da dívida, sem perdão e sem diminuição da dívida.

O próximo seminário está marcado para o próximo dia 14 em São Luiz, Maranhão.