CPI do Futebol quebra sigilos bancário e fiscal de Marin
Publicado em 23 de setembro de 2015 às 16:56
Brasília – Em uma audiência tumultuada, a CPI do Futebol aprovou, nesta quarta-feira (23), um requerimento de quebra dos sigilos bancário e fiscal do ex-presidente da CBF, José Maria Marin. O dirigente está preso na Suíça. A comissão também vai solicitar ao COAF as informações financeiras de Marin, do período de 12 de março de 2012 até a sua prisão em 30 de maio deste ano.
O executivo de televisão José Natalio Marguiles, também teve seus sigilos bancário e fiscal quebrados. Marguiles é proprietário de empresas de transmissão de eventos esportivos e está na lista de procurados da Interpol e do FBI. Ele trabalhou por cerca de 20 anos diretamente com José Hawilla, outro brasileiro indiciado e acusado pelas investigações estadunidenses sobre a corrupção e pagamento de propinas no mundo do futebol internacional.
A reunião desta quarta-feira foi tensa, novato na CPI, o senador João Alberto (PMDB-MA), que substituiu seu colega de partido senador Eunício de Oliveira, questionou os trabalhos da CPI. Segundo ele, a comissão tem trabalho com base em notícias. O parlamentar também saiu em defesa da gestão do futebol no Brasil. Para ele, a seleção masculina de futebol ter perdido a Copa do Mundo em casa, por 7×1, não significou uma derrota. “Nosso futebol é muito bem organizado, se não fosse, não teríamos tantas conquistas. Não podemos achar que o quarto lugar na Copa do Mundo foi o fim do mundo”, declarou.
O parlamentar foi recebeu uma resposta dura de Romário. “Discordo totalmente do que vossa excelência disse. Temos dirigentes ruins e péssimos, o resultado da Copa do Mundo, com todo respeito, não posso concordar que o senhor os considere como bons resultados, depois de levar de 7 a 1 em casa”, retrucou Romário.
Na próxima semana, a CPI realiza audiência pública com federações de futebol. Estão confirmados:
Reinaldo Rocha Carneiro Bastos – Presidente da Federação Paulista de Futebol
Rubens Lopes – Presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro
Castellar Modesto Guimarães Neto – Presidente da Federação Mineira de Futebol
Evandro Barros de Carvalho – Presidente da Federação Pernambucana de Futebol
Gustavo Vieira – Presidente da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo
Assista: