Comissão de Educação aprova convite ao novo Ministro da Educação
Publicado em 17 de maio de 2016 às 17:09
Brasília – O Ministro da Educação e Cultura, Mendonça Filho, foi convidado a comparecer à Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado para prestar informações sobre da fusão das duas pastas.
A convocação foi apresentada nesta terça-feira (17), durante a sessão da Comissão de Educação, pelos senadores Randolfe Rodrigues (REDE – AP) e Telmário Mota (PDT-RR). Os parlamentares solicitam a presença do ministro na próxima terça-feira (24).
O senador Romário (PSB-RJ), presidente da comissão, garantiu que fará esforços para que o encontro se dê o mais rápido possível.
Segundo Randolfe, a recente decisão vem causando muita preocupação, pois são inúmeras as manifestações contrárias a decisão do governo federal.
“Foram 31 anos de construção de uma política direcionada à valorização de um dos maiores patrimônios do Brasil. É importante que o atual governo explique as razões para a tomada dessa grave decisão e apresente quais seus planos para o fortalecimento da área cultural”, explica o senador.
Randolfe também apresentou um segundo requerimento convidando atores, artistas e produtores culturais para a realização de uma audiência pública, como os cineastas Luís Carlos Barreto, Ana Muylaert e Cacá Diegues, a produtora Paula Lavigne, os atores Wagner Moura, Tiago Lacerda e Odilon Wagner, o cantor Roberto Frejat, e os ativistas Bia Barboza, do Coletivo Intervozes e Pablo Capilé, do Movimento Fora do Eixo. Também foram convidados professores universitários e representantes de museus e associações teatrais.
“Nossa intenção é realizar, aqui na Comissão de Educação, um ato contra o fim do Ministério da Cultura, uma das primeiras medidas tomadas por um governo interino”, disse Randolfe.