Discursos

Data: 08/10/2014

“Prometo não decepcionar”, garante Romário aos eleitores

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados:

Não é todo dia que um ex-favelado se elege Senador da República. E não é todo dia que um candidato ao Senado recebe 4 milhões, 683 mil, 963 votos. Por isso, me permito deixar a modéstia de lado e afirmar que a minha vitória é um feito na história do nosso Parlamento e na história do meu Estado: com muita HONRA, me tornei o Senador mais bem votado da história do Rio de Janeiro.

Isso, com certeza, só aumenta a minha responsabilidade.

Tenho certeza de que fui eleito pela dedicação e seriedade com que tenho desempenhado o mandato de Deputado Federal, mas também pelo empenho que eu e minha equipe tivemos na campanha, percorrendo dezenas de municípios, visitando favelas, bairros pobres, escolas, conversando com as pessoas, ouvindo suas queixas e sugestões.

Senhor Presidente:
Eu sei que muita gente torceu o nariz quando fui eleito Deputado Federal. Talvez isso seja até compreensível. Alguns disseram, e continuam a dizer, que não eu tenho experiência.
É verdade que ainda estou adquirindo experiência como parlamentar, mas eu tenho uma vivência que muito político nascido em berço de ouro não tem.

Eu me refiro à experiência de já ter andado 6 quilômetros a pé para ir à escola. À experiência de quase passar fome na infância. De não ter geladeira em casa. Das dificuldades para ir treinar, nos tempos do futebol juvenil, pois nem sempre eu e meu irmão, que ia treinar comigo, tínhamos dinheiro para pagar duas passagens.
Eu me refiro também, Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Parlamentares, à triste experiência de perder amigos para a criminalidade e o vício das drogas.

Talvez eu tenha sido eleito porque uma parcela da população está cansada do mesmo de sempre, e quer ver aqui no Congresso gente com a sua cara.

Repito: isso coloca uma grande responsabilidade sobre os meus ombros. E devo dizer que gosto disso. Encaro esse nosso desafio com muita alegria e confiança!

Vou exercer meu mandato de Senador com muita dedicação e também com transparência. Podem me cobrar!
Quero ter uma relação produtiva, mantendo bom diálogo com a Presidência da República e com o próximo Governador do meu Estado. E, claro, continuar trabalhando com os Prefeitos, ouvindo as demandas de cada Município.

Vou lutar para levar mais verbas para o Rio de Janeiro, especialmente para áreas prioritárias, como Educação, Saúde, Mobilidade Urbana, Esporte, Segurança Pública e Acessibilidade.
Eu sei que ainda há muito a ser feito.

Para terminar, Senhor Presidente, eu só tenho a agradecer.
Agradecer a Papai do Céu, aos meus familiares, às pessoas que trabalham comigo ao longo desses 4 ano e os que trabalharam comigo nessa campanha histórica.

E, principalmente, agradecer ao povo do Rio de Janeiro, que foi tão generoso ao depositar em mim essa confiança sem precedentes.

Prometo não decepcionar.
Era o que tinha a dizer.
Muito obrigado.