Simpósio discute doença ELA “para além do balde de gelo”
Publicado em 27 de novembro de 2014 às 17:42
O Dia Estadual de Atenção e Cuidados aos Pacientes de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) será marcado por um evento que acontece, nesta sexta-feira (28), no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro. O simpósio ELA – “Para além do balde de gelo” busca aprofundar o conhecimento sobre a doença através de investimento em pesquisas.
A iniciativa é do coordenador acadêmico do Programa de Doenças do Neurônio Motor/ELA, do Instituto de Neurologia da UFRJ, José Mauro Braz, e da coordenadora clínica do programa, Dra. Marli Pernes.
Um dos objetivos do simpósio é fazer com que a campanha do “Balde do Gelo”, iniciada em agosto nos Estados Unidos, a qual chamava atenção para a necessidade de recursos para pesquisa, tratamento e atendimento dos pacientes com ELA, não fique apenas nos banhos de água gelada e alcance o objetivo inicial, de arrecadar fundos para a pesquisa.
De acordo com o presidente do Movimento em Defesa dos Direitos da Pessoa com ELA (MOVELA), Antônio Jorge, existem desafios que vão muito além do balde de gelo. “A campanha não pode parar aí!”, afirmou.
A ELA é uma doença rara, neurológica e degenerativa, que compromete a mobilidade, comunicação, deglutição e respiração dos pacientes. Não há cura para o problema e a sobrevida dos pacientes é de dois a cinco anos.
Serviço
Local: CREMERJ – Auditório Dr. Júlio Sanderson (Centro Empresarial Argentina) Praia de Botafogo nº 228 – Botafogo – Rio de Janeiro
Data: 28 de Novembro de 2014-11-27
Horário: 9h às 13h
As inscrições devem ser feitas através do e-mail da Associação de Neurologia do Estado do Rio de Janeiro: [email protected].