Romário quer torneio de Futevôlei durante os Jogos Rio 2016
Publicado em 01 de outubro de 2015 às 11:20
O senador Romário (PSB-RJ) se reuniu, nesta quarta-feira (30), com o ministro do Esporte, George Hilton. Entre outros assuntos, o parlamentar apresentou ao executivo proposta de realização de um Torneio de Futevôlei durante os Jogos Olímpicos Rio 2016.
A ideia, apoiada pelo ministério, é de aproveitar a estrutura pronta para o Vôlei de Praia em Copacabana e realizar o evento nos últimos três dias dos jogos. Também, durante o mundial, pretende-se realizar ensaios com atletas de outras modalidades em várias praias da cidade para a divulgação do esporte, que é 100% brasileiro.
Para concretizar a ideia, o Ministério do Esporte agendará uma reunião do Comitê Olímpico Internacional (COI) com o senador Romário. Desde os Jogos Barcelona 1992, o COI não realiza apresentação de esportes de demonstração. Contudo, nos Jogos Beijing 2008, com o apoio do governo chinês realizou-se o Beijing 2008 Wushu Tournament, concomitantemente aos Jogos.
Entre 17 a 24 de agosto de 2008, cerca de 128 atletas de Wushu de 43 países ficaram alojados na Vila Olímpica de Beijing e competiram no evento realizado nas mesmas instalações dos outros Esportes Olímpicos.
“Nada mais justo que um esporte nascido nas praias do Rio de Janeiro e que se espalhou no mundo, tendo 42 Federações espalhadas em todos os continentes, possa realizar torneio de forma semelhante, aproveitando-se das estruturas montadas para a realização dos eventos de Vôlei de Praia, na Praia de Copacabana, durante os Jogos Rio 2016”, defende o senador carioca.