Notícias

Na presidência do Senado, Romário exalta infância na favela: “dou a essa honrosa cadeira a cara do Brasil”

Publicado em 10 de novembro de 2021 às 17:44

O senador Romário (PL-RJ) assumiu, nesta quarta-feira (10), a presidência do Senado Federal. Como segundo vice-presidente, o parlamentar carioca ocupará a função até o próximo dia 16, quando o presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG) retorna da COP-26, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que neste ano acontece em Glasgow, na Escócia.

Na sessão, Romário não escondeu o orgulho e entusiasmo de assumir a função. O parlamentar exaltou a trajetória humilde e destacou a importância da diversidade. “Jamais imaginei, lá na minha infância humilde na favela do Jacarezinho, que ganharia tudo o que conquistei nos campos, na política e na vida. E nada mais simbólico que, no mês da consciência negra, assuma a cadeira de Presidente deste Parlamento um negro, um lutador, um cara que veio da favela, um brasileiro em sua melhor essência e em seu maior espelho”, declarou. E acrescentou: “Aqui, sentado nesta cadeira, carrego comigo todos os símbolos de um Brasil que acredito: plural, multirracial, com mobilidade social e rico em talentos e diversidade. Um Brasil que sabe respeitar a diferença, e luta incansavelmente por um futuro melhor”, completou.

Romário também agradeceu à população do Rio de Janeiro, à família, amigos e aos demais senadores pela confiança depositada nele. E encerrou a intervenção afirmando que dava àquela cadeira, a cara do Brasil: “Hoje, dou a essa honrosa cadeira a minha cara, a cara do Brasil.”