Romário é eleito vice-presidente do Conselho da Comenda Dorina Nowill
Publicado em 08 de julho de 2015 às 10:17
Brasília – O senador Romário (PSB-RJ) foi eleito vice-presidente do Conselho da Comenda Dorina Gouveia Nowill, um prêmio que o Senado Federal concederá a pessoas que desenvolvem atividades relacionadas à defesa das pessoas com deficiência no Brasil. A edição de 2015 é a primeira desse prêmio, para o qual foram indicadas 14 pessoas, entre as quais seis foram escolhidas. A comenda será entregue no dia 24 de setembro, sob a presidência da senadora Lídice da Mata (PSB-BA).
“É uma honra fazer parte desse conselho e poder entregar nas mãos das agraciadas, seis competentes mulheres, um devido reconhecimento por seus trabalhos. A Comenda Dorina é mais um esforço no sentido de colocar o reconhecimento dos direitos das pessoas com deficiência em discussão, e disso eu tenho muito orgulho”, disse o senador.
Entre as agraciadas estão a deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP); a ex-deputada federal e atual secretária de Defesa da Mulher e dos Direitos Humanos do Alagoas, Rosinha da Adefal; a presidente da Federação Nacional das APAES, Aracy Maria de Silva Lêdo; a educadora Loni Elisete Manica; a bibliotecária Maria Luiza Costa Câmera; e a servidora do Senado Federal e apresentadora do Programa Inclusão da TV Senado, Solange Sotelo Pinheiro Calmon.
Também será homenageada, in memoriam, própria Dorina Nowill, que dá nome à premiação. Dorina perdeu a visão aos 17 anos de idade e foi ativista ao longo da vida em prol da educação de pessoas com deficiência visual.