Notícias

Romário conhece funcionários do Senado que produzem LBI em Braille

Publicado em 28 de outubro de 2015 às 18:13

Brasília – O senador Romário (PSB-RJ) visitou nesta quarta-feira (28) o parque gráfico em Braille do Senado Federal para conhecer os funcionários, as etapas de impressão dos materiais adaptados a pessoas com deficiência visual e receber a versão em Braille da Lei Brasileira de Inclusão (LBI).

“Quero destacar aqui a importância do trabalho de vocês, que é de extrema relevância para a acessibilidade das pessoas, para que elas tenham conhecimento dos seus direitos”, disse o senador sobre a impressão de versões em Braille da LBI e da Constituição.

“Esta causa também é minha. Vamos juntos carregar a nossa bandeira”, cumprimentou um dos seis funcionários com deficiência visual do Senado, Jacó de Souza.

Atendendo às demandas da gráfica, o senador irá solicitar ao Senado a compra de uma impressora de gravuras, a ampliação das impressões de cartões de visita do Senado e a produção da Constituição em Miúdos, uma adaptação da Constituição Federal para crianças – tudo em Braille.

De acordo com o diretor da gráfica do Senado, Florian Madruga, só em 2015 já foram impressos mais de mil exemplares da Carta Magna adaptadas às pessoas com deficiência visual. Para a LBI, a gráfica recebeu mais de trezentos pedidos de impressão de vários estados brasileiros. No total, foram feitos mais de 50 mil impressos em Braille no parque gráfico só neste ano.

A gráfica do Senado, criada há 50 anos, é responsável pela impressão das publicações oficiais do Congresso Nacional. As impressões em Braille começaram em 1998, o que fez do Senado uma instituição pioneira na impressão e na divulgação de legislação na escrita específica para deficientes visuais.

Os trabalhos publicados em Braille já somam 34 títulos da legislação federal. Além da Constituição e da LBI, há disponíveis edições do Código de Defesa do Consumidor, do Estatuto da Criança e do Adolescente, da Lei de Doação de Órgãos e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

A equipe de trabalho que coordena, formata, imprime e revisa os impressos em Braille é composta, em sua maioria, por servidores com deficiências visuais. Esses profissionais prestam serviço à gráfica por meio de convênios com fundações e entidades dedicadas ao desenvolvimento e inclusão de pessoas com deficiência.