Notícias

Romário assume presidência do Senado e do Congresso Nacional

Publicado em 10 de novembro de 2021 às 14:11

Brasília – Durante os próximos dias a presidência do Senado Federal será comandada pelo senador Romário (PL-RJ), segundo vice-presidente da Casa. O parlamentar deve ocupar a cadeira até 16 de novembro, quando o presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG) retorna da COP-26, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que neste ano acontece em Glasgow, na Escócia.

O senador Romário também deve presidir a sessão do Congresso Nacional, que, de acordo com o regimento, deve ser comandada pelo presidente do Senado. Esta é a primeira vez que o senador carioca ocupa as funções em sessões de votação, ele já havia presidido sessões solene no Senado. O parlamentar foi eleito para a Mesa Diretora da Casa em fevereiro deste ano, e exercerá a função durante o biênio 2021/2022.

Na pauta desta quarta-feira (10), o Senado pode votar um projeto de lei que institui 12 de março como o Dia Nacional em Homenagem às Vítimas de Covid-19. Na reunião do Congresso Nacional, convocada para esta quinta-feira (11), estão na pauta cinco projetos abrindo créditos suplementares e especiais ao Judiciário e órgãos do Executivo e ainda o PLN 23/2021, que reserva R$ 76,4 bilhões para o programa Auxílio Brasil até o ano de 2023.

Animado com a nova função, Romário avalia que conquistou esse espaço ao longo do anos: “Fomos construindo”. O senador também acredita que terá sessões de trabalho produtivas, aprovando todos os projetos em pauta. “Quando era jogador eu quis e fiz a diferença e quero ser assim lembrado também na minha trajetória como senador. Temos boas pautas nesta semana e gostaria de ter todas elas aprovadas, como sinalização para sociedade que temos um Senado comprometido e compromissado com assuntos do interesse de todos”, destacou.

Trajetória – Antes de ocupar o cargo mais alto do parlamento brasileiro, Romário presidiu a Comissão de Educação e Esporte (2015-2016), a CPI do Futebol (2015) e a Comissão de Assuntos Sociais (2019-2020). Na área legislativa, apresentou mais de 100 projetos de lei e foi relator de legislações que já estão em vigor, como a Lei Brasileira de Inclusão – Estatuto da Pessoa com Deficiência e, mais recente, a Lei do Mandante.