Notícias

Parlamentares, alunos da Gama Filho e da UniverCidade pedem federalização

Publicado em 06 de fevereiro de 2014 às 13:02

A Bancada de deputados federais do Rio de Janeiro e alunos Universidade Gama Filho (UGF) e do Centro Universitário da Cidade (UniverCidade) se reuniram, nesta terça-feira (5), com o ministro da Educação, José Henrique Paim. O grupo entregou ao ministro um ofício assinado pelos parlamentares pedindo a federalização das duas instituições descredenciadas pelo MEC.

Na reunião, o ministro reafirmou que a federalização da UGF e UniverCidade são inviáveis. “Não vamos criar nenhum tipo de ilusão sobre a federalização”, afirmou. Paim, no entanto, se mostrou solicito aos formandos, criando uma comissão específica para tratar da situação, traçar metas e prazos para o recebimento dos diplomas.

O documento entregue ao ministro solicitava imediata intervenção federal nas instituições, federalização através da transformação do CEFET/RJ RJ em Universidade Federal de Ciências Aplicadas do Rio de Janeiro e direito ao lançamento de notas no sistema e emissão do diploma de todos os formandos.

José Henrique Paim acredita que a Política de Transferência Assistida, que assegura a continuidade dos estudos para a formação dos estudantes em caso de desativação de cursos ou descredenciamento de Instituições de Ensino Superior, garante o aproveitamento dos estudos. Para o diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE), Igor Mayworm, a medida não traz garantias, como também não resolve o problema dos 12 mil alunos.