Para Romário, foro privilegiado se tornou ferramenta de impunidade
Publicado em 21 de março de 2017 às 15:52
Enquete no site do Senado Federal, aponta que 99,6% das pessoas que participaram da votação são favor do fim do foro privilegiado. O dado foi utilizado pelo senador Romário, na tarde desta terça-feira (21), para defender o fim foro, que ele chamou de “instrumento de impunidade”. O parlamentar carioca também pediu celeridade na votação da PEC 10/2013, que extingue o foro especial, por prerrogativa de função, nos casos de crimes comuns. A PEC está pronta para ir a Plenário.
“Inauguramos no Brasil uma nova categoria de campanha política, a “campanha da salvação. São políticos que fazem o possível e o impossível para serem eleitos e com isso escapar dos juízes da primeira instância”, relata.
Outros políticos, após anos de trabalho, renunciam quando respondem a processos prontos para serem julgados pelo Supremo Tribunal Federal, como uma manobra para que o processo retorne à primeira instância, enquanto isso, o prazo prescreve, aponta Romário.
“Isso precisa acabar, porque se tornou uma forma de impunidade. Precisa acabar porque a sociedade brasileira não aguenta mais tanta indignação, ao ver políticos colecionando processos no Supremo e andando por esses corredores com ar despreocupado”, indigna-se o senador.
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado