CPI do Futebol define plano de trabalho e convida jornalistas para próxima reunião
Publicado em 11 de agosto de 2015 às 16:54
Brasília – O plano de trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Futebol do Senado Federal, presidida pelo Romário (PSB-RJ), foi aprovado nesta terça-feira (11), definindo rodadas de oitivas para as próximas reuniões. Na próxima terça-feira (18), deverão participar da CPI os jornalistas esportivos Juca Kfouri e José Cruz, do portal UOL; Jamil Chade; do jornal O Estado de S.Paulo; e Sérgio Rangel, da Folha de S.Paulo. A relatoria do plano de trabalho é do senador Romero Jucá (PMDB-RR).
A participação dos jornalistas foi definida segundo requerimento do Romário, que entende ser importante a contribuição desses profissionais que acompanham o esporte. “Esses jornalistas fazem parte da história do futebol. Eles têm informações que nunca tivemos a oportunidade de ouvir. Os depoimentos deles vão ser fundamentais para traçarmos um caminho nas investigações”, explicou o senador, ao definir a ordem das oitivas.
Na reunião de hoje, também foi eleito o vice-presidente da CPI, senador Paulo Bauer (PSDB-SC). “Temos a preocupação de fazer o futebol melhor, maior e funcionando muito bem. Vamos trabalhar a missão que nos cabe”, disse Bauer.
De acordo com o plano de trabalho traçado pelo relator Romero Jucá, a CPI será inicialmente divida em duas etapas. A primeira consistirá das oitivas com representantes de federações de atletas; atletas de destaque, como Pelé e Zico; representantes de associações de futebol; ex-técnicos da seleção brasileira, como Luiz Felipe Scolari e Carlos Alberto Parreira, e o atual técnico, Dunga; membros de arbitragem; o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira; e o atual, Marco Polo Del Nero.
A segunda etapa será a avaliação o que foi apurado durante as oitivas, que não são taxativas. Novos depoimentos poderão ser convocados caso os membros da CPI julguem necessário.
No plano do senador Jucá, não há a previsão de viagens ao exterior, como já foi aventado anteriormente, conforme os requerimentos aprovados na ultima reunião na CPI. Esses requerimentos, de autoria do Romário, preveem viagens de grupos de trabalho com três membros da CPI aos Estados Unidos e à Suíça para colher informações sobre as investigações conduzidas pelos dois países.
“Ainda não tivemos retorno dos Estados Unidos e da Suíça, por isso não constam no cronograma. No entanto, o calendário poderá ser adequado de acordo”, disse o relator.
“Espero que os trabalhos desta CPI possam refletir calma e sabedoria para mudar a cara do futebol. É uma oportunidade de repaginar o esporte mais querido por todos nós”, finalizou Romário.