Notícias

Comissão de Educação reconhece novos “Heróis da Pátria”

Publicado em 24 de março de 2015 às 18:47

No Panteão da Pátria e da Democracia, em Brasília, repousa o “Livro Heróis da Pátria”, o monumento homenageia 41 brasileiros que prestaram excepcional serviço à nação. Essa seleta lista de heróis, no entanto, pode ganhar novos nomes em breve. Hoje a Comissão de Educação do Senado aprovou o Projeto de Lei 535 de 2011, que insere os nomes de Maria Quitéria, Joana Angélica, Maria Felipa e João das Botas no livro.

Conheça um pouco da história destes ilustres brasileiros:

Maria Quitéria de Jesus é considerada a primeira mulher a assentar praça numa unidade militar das Forças Armadas Brasileiras e a primeira muher a entrar em combate pelo Brasil, em 1823.

Joana Angélica de Jesus foi uma freira da Ordem da Conceição de Maria, que morreu defendendo o Convento da Lapa em Salvador (Bahia) contra soldados portugueses.

João das Botas, combateu as embarcações portuguesas nas águas da baía de Todos os Santos e destacou-se como um dos principais responsáveis pela defesa naval da ilha de Itaparica diante das tropas portuguesas sob o comando do Governador das Armas da Bahia, Inácio Luís Madeira de Melo.

Maria Felipa é descrita como uma negra alta e audaz que, sendo uma forte liderança em sua comunidade, tornou-se fundamental na organização da resistência na ilha de Itaparica, na Bahia. Ela liderou um grupo de mulheres e homens de diferentes classes e etnias e organizou o envio de mantimentos para o Recôncavo, como também as chamadas “vedetas”, que eram vigias nas praias para prevenir o desembarque de tropas inimigas. Além de participar ativamente de vários conflitos. Ficou conhecida como a Heroína Negra da Independência.

Visite a página do Senado para conhecer os 41 heróis e heroínas já homenageados no Livro Heróis da Pátria:

http://senadofederal.tumblr.com/post/66681987378/45-heróis-e-heroínas-da-pátria