Comissão: Aprovado projeto de Romário que cria o Fundo de Legado Olímpico e Paralímpico
Publicado em 02 de junho de 2015 às 13:05
Brasília – A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou, nesta terça-feira (2), projeto de lei que cria o Fundo Nacional de Legado Olímpico e Paralímpico (PLS 26/2015). A proposta, de autoria do senador Romário, cria um fundo para financiar o esporte escolar e de alto rendimento. Os recursos também poderão ser utilizados para a manutenção do Parque Olímpico Rio 2016 e do Complexo de Deodoro.
“Só vamos transformar o Brasil em potência mundial no esporte se usarmos bem o legado olímpico que será deixado após as olimpíadas”, defendeu o autor da proposta. Romário ainda lembrou que um dos principais centros esportivos erguidos para a competição fica na Zona Oeste do Rio de Janeiro, entre a Barra da Tijuca e o Recreio. “Um local com muitas comunidades, favelas. Acredito que vamos dar muita oportunidade para essas pessoas”, afirmou.
O fundo será abastecido de fontes diversas, como repasses federais, doações privadas, fundos de investimentos regionais e parte da arrecadação de loterias federais.
Investimento na formação de atletas
Romário fez questão de inserir o esporte de base entre os projetos financiados pelo Fundo. Ele lembra que um país só consegue ganhar medalhas no alto rendimento se conseguir formar uma boa base.
O texto foi relatado pelo senador Álvaro Dias (PSDB-PR) e ainda precisa ser votado em caráter terminativo na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.