Notícias

R$ 200 milhões para construção de Centro de Tratamento para Doenças Raras

Publicado em 15 de outubro de 2015 às 12:27

Deputados e senadores do Rio de Janeiro acataram uma sugestão do senador Romário e vão destinar R$ 200 milhões para a construção de um Centro de Diagnóstico e Tratamento para Doenças Raras no estado. A decisão foi tomada em uma reunião de bancada, na noite desta quarta-feira (15).

Ontem foi o prazo final para que os coordenadores de bancada de cada estado enumerassem as obras prioritárias para 2016. As indicações serão apresentadas no relatório final da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). As sugestões ainda precisam ser acatadas pela relatora e aprovadas pelo Congresso Nacional.

De acordo com Romário, as doenças raras representam um dos maiores desafios para um sistema de saúde pública. O parlamentar explica que apenas 5% dessas doenças possuem medicamentos específicos para o tratamento. “Muitas doenças são crônicas e incapacitantes, dificultando os deslocamentos e aumentando a necessidade de assistência especializada na região onde residem os pacientes”, explica o senador carioca. Um levantamento da Interfarma, aponta que existem 13 milhões de pessoas com doenças raras no Brasil.

Um compromisso firmado entre o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e o senador Romário vai garantir a doação de terreno e a rápida construção do centro, assim que a verba for liberada.