Notícias

Alunos da rede pública poderão ter orientação profissional gratuita nas escolas

Publicado em 16 de fevereiro de 2016 às 18:17

Brasília – A rede pública poderá passar a oferecer gratuitamente orientação profissional a alunos do ensino médio da rede pública. A inexistência desse tipo de orientação, somada à preparação inadequada para os processos seletivos das universidades públicas brasileiras faz que estudantes enfrentem problemas relacionados ao ingresso na educação superior e às escolhas profissionais.

O projeto de lei (PLS 426/2015) aprovado nesta terça-feira (16) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal, presidida pelo senador Romário (PSB-RJ), tem o objetivo de minimizar esses obstáculos enfrentados pelos jovens no momento de fazer escolhas profissionais. O projeto, inclusive, foi uma proposição de estudantes do ensino médio, que expressaram a necessidade por mais orientação por meio da consolidação desse PL no âmbito do Programa Jovem Senador, promovido anualmente pelo Senado Federal.

Caso vire lei, o projeto inclui na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) o direito dos alunos da rede pública de ter acesso à orientação profissional – também chamada de teste vocacional – de forma gratuita. A oferta também vale a alunos que tenham bolsa de estudos integral em escolas privadas.

Segundo o relator do projeto, senador Donizetti Nogueira (PT-TO), a orientação é relevante porque permite economia de recursos – seja evitando o desperdício do investimento em formação, seja contribuindo para o aumento de produtividade.

“Esse processo dá mais firmeza à decisão do futuro profissional. Além disso, independentemente da abordagem adotada, deve-se ter em mente, tomando como referência a realidade brasileira, que muitos jovens decidem por um curso superior como forma de alçar a um emprego ou cargo público que exige tal titulação”, explicou.