9ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência tem audiência sobre inclusão e lançamento de livro
Publicado em 02 de dezembro de 2015 às 12:43
Brasília – A importância da inclusão de pessoas com deficiência na educação e no trabalho foi tema de audiência nesta quarta-feira (2) na Comissão de Educação, Saúde e Esporte (CE) do Senado Federal, presidida pelo senador Romário (PSB-RJ). No evento, também foi lançado o livro “Inclusão das Pessoas com Deficiência na Educação Profissional e no Trabalho”, desenvolvido pelos doutores em educação Geraldo Caliman e Loni Manica. O lançamento e a audiência são parte da programação da 9ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, que vai até o dia 3 de dezembro.
A publicação sobre a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é fruto de uma pesquisa de 4 anos que aponta os limites e as possibilidades da inclusão no ensino profissional e no mercado de trabalho. “Atualmente, 63% das pessoas com deficiência são analfabetas. Através do livro procuramos mostrar o que alunos, docentes e gestores esperam desse processo, para que a partir daí possam definir estratégias que realmente atendam o público alvo, tendo seus anseios mais legítimos contemplados”, explicou Loni, uma das autoras.
O educador Geraldo Caliman informou que, quando o docente entende realmente o seu papel diante um aluno com deficiência, a eficácia e os resultados do trabalho são muito maiores. “O docente não é somente um técnico e um instrutor, ele tem que entender a importância do seu engajamento, da sua mediação, isso é fundamental para atingirmos nossos objetivos de forma correta”, disse.
O professor de software “Leitor de Tela”, Valter Junior de Melo, perdeu a visão aos 22 anos e desde então trabalha no desenvolvimento de programas que possam facilitar a vida dos deficientes visuais. Ele explica que hoje já existem várias ferramentas que podem auxiliar no seu dia a dia, nos estudos, no trabalho e no lazer. Segundo ele, o acesso à informação por meio desses programas é uma forma de devolver a ele e a todos os deficientes visuais muito do que haviam perdido. Para o professor, é ideal que as pessoas notem a importância desses softwares e o quanto eles mudam a vida das pessoas com deficiência.
“Hoje em dia, perde-se muito tempo investindo em instrumentos que na verdade não nos trazem uma melhoria significativa. Depois que descobri os softwares que fazem leitura de tela, eu pude voltar a navegar na internet, interagir com a sociedade, entre outras tantas coisas. Não só recuperei o que havia perdido, mas muito mais do que isso. O acesso à informação, a volta ao mercado de trabalho e a capacidade de interagir com a sociedade é muito bom, nos dá esperança e força”, explicou.
O senador Romário, convidado pelos autores para escrever o prólogo do livro, encerrou a audiência com uma dedicação ás pessoas com deficiência.
“Vocês fazem parte dos meus objetivos de vida, foram vocês que me ensinaram a compreender o potencial de cada indivíduo, foram vocês que me ensinaram a respeitar a diversidade e são vocês que fazem o meu mandato ter um significado vivo de que podemos fazer mais”.
Confira aqui a programação completa da 9ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência: