Notícias

Em encontro do PSB no Rio, Romário afirma que sua gestão será marcada pela atenção às causas populares

Publicado em 23 de novembro de 2013 às 19:03

Encontro Regional do PSB Rio

O lançamento de uma Secretaria da Pessoa com Deficiência e Doenças Raras marcou o encontro regional do PSB do Rio de Janeiro promovido, neste sábado (23), pelo presidente estadual, deputado federal Romário Faria. O evento contou com a presença de militantes da Rede Sustentabilidade e inaugurou um nova era do PSB-RJ que, conforme afirmou Romário, será marcado por democracia e atenção às causas populares.

“Estamos aqui para fazer o PSB ter a grandeza que sempre teve. Chega de beneficiar um ou outro, temos que compartilhar o mesmo pensamento da população, temos que ouvir o povo”, declarou Romário. Durante o encontro, inúmeros militantes se queixaram da falta de espaço na gestão anterior. Romário, no entanto, não alimentou críticas, disse que é preciso apagar o que ficou para traz.

Mais do que apagar o passado recente do PSB no Rio, o vice-presidente nacional da legenda, Roberto Amaral, defendeu o resgate das bandeiras de igualdade do PSB. “Nossa tarefa é retornar ao partido de 1985”, disse, ao citar os nomes de Antônio Houaiss, Jamil Haddad e Evandro Lins e Silva. “Os que vêm depois de nós tem um responsabilidade que eu não sei se teria força nas costas para suportar, que é honrar a história deste partido”, declarou.

Cumprindo a promessa de dar voz aos correligionários, Romário abriu a palavra em plenária aos militantes. Entre as propostas sugeridas, a criação de um núcleo de saúde, outra de mobilidade urbana. Um pedido comum foi o fortalecimento do partido no interior. A antiga gestão mantinha apenas comissões provisórias em vários municípios, informou um militante.

A lista de inscritos foi muito extensa e nem todos conseguiram se manifestar. Para o vice-presidente estadual do PSB-RJ, deputado federal Glauber Braga, o problema foi positivo. “Temos que aproveitar este momento e promover encontros menores”, disse. O prefeito de Petropólis, Rubens Bomtempo, avaliou que os militantes estavam com a voz embargada e pediu paciência para que todas as demandas sejam atendidas. Romário deve visitar os 92 municípios do Rio e ajudar na reformulação dos diretórios.

Rede

O representante da Rede Sustentabilidade Carlos Painel reforçou a aliança com o PSB no Rio de Janeiro e no Brasil. “Nós não somos um partido de direito, mas somos um partido de fato. Não conseguimos registrar o nosso partido por uma manobra política, mas vimos no PSB e em Eduardo Campos uma possibilidade de representar nossos ideais nacionalmente e estou aqui para dizer que estamos juntos”, afirmou. Painel será responsável pelo Núcleo Estadual de Meio Ambiente.

O evento contou com a participação dos movimentos sociais do PSB, como a juventude, sindical, negritude e mulheres socialistas.

1ª Secretaria da Pessoa com Deficiência e Doenças Raras

Após o anúncio da criação da secretaria, Romário indicou Helena Werneck para comandar a pasta. Mãe de uma jovem com Síndrome de Down, ela milita há 20 anos pelas causas de pessoas com deficiência. “O apoio aos deficientes e às pessoas com doenças raras influenciará na visão que a sociedade terá do partido”, disse Helena.