Notícias

Dia da Síndrome de Down: Senado oferece oficinas de capacitação

Publicado em 14 de Março de 2016 às 17:52

Brasília – De 21 a 23 de março, uma série de eventos e oficinas de capacitação marcam o Dia Internacional da Síndrome de Down. Com o tema “21 Horas pela Inclusão”, a programação terá três dias de atividades sobre educação inclusiva, acessibilidade, comunicação, comportamento, entre outras.

A abertura do evento será a partir das 14h, no auditório Petrônio Portella, no Senado Federal, no dia 21 de março, quando é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. O evento terá a participação do senador Romário, do embaixador do Reino Unido, Alex Ellis, e do grupo musical Surdodum.

Na ocasião, também será lançado o livro “O Mundo de Ivy: 11 anos de uma Downzinha muito feliz”, da filha do senador Romário. A autobiografia conta de forma divertida e sob o ponto de vista de uma criança como é ter síndrome de Down.

“Este é o segundo ano consecutivo que promovemos este evento no Senado dedicado às pessoas com síndrome de Down. É importante que levantemos a questão da deficiência para que a sociedade esteja cada vez mais consciente em relação às necessidades dessas pessoas e se prepare para recebê-las com a dignidade e a igualdade que elas merecem”, afirma o senador Romário, presidente da Comissão de Educação e Cultura do Senado, que promove o evento, com o apoio da embaixada do Reino Unido.

Nos dias 22 e 23 de março, serão oferecidas gratuitamente oficinas com profissionais de diversas especialidades relacionadas a vários temas ligados à deficiência. Os cursos serão de manhã, das 9h ao meio-dia, e à tarde, das 14h às 17h. Para fazer a inscrição, basta acessar o site www.interlegis.leg.br/eventos. As inscrições também podem ser feitas pelo telefone (61)3303-2744. As vagas são limitadas.

21/3
O Dia Internacional da síndrome de Down foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2006. A data, 21/3, é uma referência à trissomia do cromossomo 21, alteração genética que gera um cromossomo extra no DNA do indivíduo e resulta nas características físicas e cognitivas peculiares das pessoas com síndrome de Down. O evento, como tema “21 Horas pela Inclusão”, também é uma alusão à trissomia do cromossomo 21.

Confira AQUI a programação completa

Serviço
“21 Horas pela Inclusão”
Data: 21 a 23 de março de 2016
Local: Auditório Petrônio Portela, Senado Federal
Via N2, Anexo II, Bloco B. Brasília – DF
Contato: (61) 3313-6519